O que é “O Sucesso”?

O que é “O Sucesso”?

Quantas vezes, ao longo da vida, escutamos as pessoas falarem sobre ter Sucesso, ou ser bem sucedido.

Eu parei e comecei a pensar… O que realmente é ser bem sucedido?

Compilei algumas reflexões pessoais sobre o tema e gostaria de te convidar para ler o meu artigo e refletir sobre o que realmente o Sucesso significa para você! Vem comigo.. ( piscadela 😉 )

Afinal, O Que É Ser Bem Sucedido?

Ao olharmos para os dicionários, podemos encontrar diversos tipos de descrições relativas a este conceito, como:

  • Conquista; resultado positivo; ocorrência próspera; produto favorável.
  • Resultado de algum projeto, bom ou mau;
  • Quando alguém conquista alguma coisa;
  • Popularidade em excesso.

Podemos então, ver quais são alguns significados presentes nos dicionários da língua portuguesa e que agora gostaria de fazer uma análise de questionamentos que vieram a minha mente.

Sucesso são bens materiais?

Percebo que para muitas pessoas, Sucesso é quando conseguimos alcançar um certo padrão de vida elevado, ou até mesmo, o acúmulo de riquezas, luxos e poder ostentar estes, ou pelo menos elas pensam nisso.

Entretanto, particularmente não acredito que o Sucesso é conquistado através de bens materiais.

Os bens materiais podem ser uma conseqüência, mas não o significado verdadeiro do que é o Sucesso.

Geralmente identificamos que, pessoas bem sucedidas, são aquelas que consideramos ter feito algo grandioso e bom.

Se colocar no Google: “Pessoas bem sucedidas” aparecerá uma lista de multimilionários como, por exemplo, o milionário Steve Jobs, que foi um inventor e empresário do setor de informática.

Co-fundador da Apple, este ajudou a revolucionar o mundo da tecnologia e mudar a vida de muitas pessoas, por consequência.

Mas será que só as condições financeiras determinam o Sucesso de uma pessoa?

O inglês Nicholas Winton, nascido em 1909, corretor na Bolsa de Valores de Londres,  serviu na causa humanitária em 1938 e na Segunda Guerra Mundial. Durante mais de 50 anos viveu uma vida simples sem revelar a ninguém seu feito extraordinário, descoberto apenas por que sua esposa encontrou uma lista de nomes de crianças e cartas de seus pais no sótão de sua casa.

Este homem, pelo que se sabe, conseguiu salvar mais de 669 crianças da morte no holocausto. Viveu uma vida simples apenas após a descoberta de sua esposa recebeu as honras de tal ato heróico.

Dessa forma, podemos entender que ser bem sucedido não é alcançarmos uma boa vida financeira.

Apesar de muitas vezes ser uma das conseqüências do seu trabalho. Mas sim, o que fazemos para alcançá-lo, o caminho que percorremos e os seus resultados em busca de realizar nossos sonhos e ambições, sem que prejudiquemos outros para tal.

Porque O Sucesso É Algo Pessoal?

Sabe aquela história que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa? Pois bem, de certo ângulo ela realmente é mais verde, pois estamos distantes da grama do vizinho.

Quando nos aproximamos e olhamos bem, percebemos que tem toda sorte de pragas e imperfeições que a nossa e quando voltamos os olhos para o nosso gramado agora distante, percebemos quão verde ele era.

O Sucesso é algo completamente pessoal. Este é inerente ao individuo e varia de acordo com os desejos e sonhos de cada pessoa. Pra mim, Sucesso é o resultado que se dá através de algum tipo de conquista pessoal.

Quantas vezes vemos pessoas famosas, ou que possuem cargos altos, grande poder aquisitivo e chegamos até desejar viver aquela vida como aquela pessoa.

Eu geralmente me pergunto: Será que ele mesmo, gosta da vida que leva?

Eu conheço muitas pessoas e ao longo destes anos já conversei com todo tipo de gente, das mais variadas classes sociais e exposição na mídia.

Passei a compreender que ser bem sucedido é algo inerente aos desejos, objetivos, metas e sonhos de cada indivíduo, é algo completamente PARTICULAR.

O Sucesso é solitário?

Na maior parte do tempo sim, você estará sozinho. O Sucesso é um esporte para poucos. Horas de estudo, trabalho, dedicação para um dia quem sabe o mundo reconhecer quão bom você se tornou.

Para ser bem sucedido é preciso ter foco, renuncia, disciplina, auto-responsabilidade, pro-atividade.

Você vai abrir mão do fim de semana, noites de sono e por alguns momentos do convívio de amigos e até da família. Encarar a rejeição de alguns, desprezo e inveja de outros.

Esteja preparado para não ser compreendido e muitas vezes até humilhado.

Eu não conheço história de sucesso sem fracasso. O fracasso faz parte da vida, todos passamos por ele, logo, a questão não é quantas vezes você fracassou e caiu, mas quantas vezes você se levantou e foi a luta novamente.

Algumas pessoas julgam as outras e dizem: “A pessoa teve sorte!”. De fato, quanto mais nos dedicamos e tentamos mais sorte de conseguir nossos objetivos teremos.

Independente de qual seja sua meta ou seu objetivo de sucesso, uma dica que eu te dou é que procure alguém que já faz bem o que você deseja fazer e siga os passos desta pessoa.

Em Programação Neuro Lingüística chamamos isso de Modelagem. No começo copie exatamente o que ela faz e depois aperfeiçoe do seu jeito.

A busca pelo sucesso  muitas vezes é dolorida e solitária, mas o resultado é coletivo e glorioso.

Como já disse o sucesso é algo muito pessoal. Para alguns pode ser ter um bom relacionamento com seu cônjuge, enquanto que para outros, pode ser conseguir formar a filha na faculdade, enfim, cada um tem a sua ambição.

Mas perceba que, em ambos os casos, os benefícios não são apenas para si próprio?

Podemos ver que este é um caminho alcançado não só por foco e determinação particular, mas também de forma altruísta, no fim desejamos o bem do próximo.

Sucesso é a capacidade de alterar para melhor a vida de outros.

Ou seja, quando as conquistas, além de nossas, podem compartilhadas e ser de outros também.

Entretanto, apesar de ideal, isso não é uma regra. Existem sim pessoas que conquistam tudo o que desejaram, mas sem proporcionar nenhum bem a terceiros.

Em todos os casos, é necessário ter perseverança e lutar pelo que se sonha, para assim atingir uma vida bem sucedida, a sua vida bem sucedida, do seu jeito.

Afinal de contas, ninguém conquistou seus objetivos da noite para o dia, muito menos sem nenhum tipo de esforço.

Para Que Serve O Sucesso?

O Sucesso é a conseqüência do seu esforço e serve para que você se sinta realizado e feliz ao alcançar tal objeto.

Um ponto de atenção é que, lembre-se, apenas você é capaz de definir o que é ou não uma vida bem sucedida.

Cuidado em apenas se basear nos padrões que a mídia nos impõe sobre o que é o Sucesso.

Cada um tem a sua vida e sabe o que te faz feliz. Corpo Perfeito, Família de comercial de margarina, um carrão do ano, isso tudo é uma imagem que projetam para nós e que muitas vezes é inalcançável.

Conseqüentemente vemos tantas pessoas mentalmente doentes tristes, pois não conseguirem chegar nestes padrões tido como bem sucedidos.

O Sucesso pode ser uma forma de melhorar sua qualidade de vida e de quem você ama.

Por exemplo, ao se tornar bem sucedido na sua carreira profissional conseqüentemente terá acumulo financeiro.

Você pode oferecer uma vida melhor a quem desejar, podendo arcar com bons planos de saúde, uma boa educação e investimentos mais pessoais como os de lazer e viagens.

Através do seu Sucesso também pode se ter a possibilidade de ajudar outras pessoas. Fornecendo assim melhorias de vida, mesmo a desconhecidos.

Por exemplo, um bom profissional da área de saúde que oferece tratamentos gratuitos através de uma clínica popular.

Fornecendo assim, auxilio aqueles que precisam e não podem pagar.

Além disso, ser sucedido pode estar também ligado a questões ainda mais pessoais.

Como ser um bom profissional e conquistar os melhores cargos, por amor ao seu trabalho.

Logo, é possível notar que o sucesso pode ter diversas finalidades, de acordo com cada pessoa.

Porém em todos os casos, está diretamente relacionado com a forma como agimos, as marcas que deixamos no mundo e naqueles que alcançamos no caminho.

Sucesso tem a ver com aquilo que fazemos e como é feito, lembrando sempre, que sem prejudicar quem está em nosso caminho!

Dessa forma, foi possível ver que o sucesso está relacionado aos desejos e sonhos de cada pessoa. Assim como, o que é feito em busca de alcançar sua realização.

Bem como, este é determinado verdadeira e unicamente por cada indivíduo. Seja a um nível pessoal, profissional ou ao fazer o bem a terceiros.

Ou seja, o sucesso não está relacionado a conquistas materiais como muitos acreditam. No entanto, podendo ser uma conseqüência deste.

O sucesso é um esporte para poucos, mas que qualquer um que realmente desejar chegar ao topo pode fazê-lo através de dedicação e paixão.

Para concluir, para mim a melhor definição de Sucesso foi escrito em 1904 por Bessie Stanley , uma escritora americana do Kansas que diz:

Rir muito e com freqüência;

Ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças;

Merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos;

Apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros;

Deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social;

Saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu.

Isso é ter tido Sucesso.

Este poema é um daqueles que eu levo como lema na minha vida. Resume todo meu sentimento sobre o que é realmente ter Sucesso!

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais com seus amigos.

Leia também sobre Como criar um planejamento financeiro eficiente

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral no Banco Safra

3 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *