Guardar, Poupar ou Investir… O que eu devo fazer?

Guardar, Poupar ou Investir… O que eu devo fazer?

Muito cuidado!

Existem palavras que parecem ser idênticas e inofensivas mas não são!

Por exemplo: Existe uma diferença enorme de como usar as palavras: Guardar, Poupar e Investir e como aplicá-los em nosso dia a dia. 

Quer saber qual é? Quer dicas de como e onde aplicar o seu dinheiro?

Então vem comigo!

A Diferença

A única semelhança entre as Palavras Guardar, Poupar e Investir é que estamos falando em dinheiro, mas o objetivo e onde investir para cada uma delas é completamente diferente.

Por exemplo, particularmente eu tenho um dinheiro guardado para emergências. Também tenho poupado dinheiro mensalmente para alguns projetos como por exemplo para uma viagem que farei com minha família, mas a maior parte do meu dinheiro eu invisto com o objeto de ter uma renda mensal passiva e manter a minha independência financeira. 

Um ouvinte desatento e desorientado pode estar se perguntando: Mas ele não está falando de aplicação financeira nas 3 situações? 

Bem, parece que falei da mesma coisa não é? Mas não, eu não falei, falei de três coisas diferentes, pois Guardar, Poupar e Investir tem propostas completamente diferentes.

Veja bem, você Guarda alguma coisa para consumir rápido, em pouco tempo, como por exemplo uma bala no bolso para chupar mais tarde.

Poupar ou Economizar nós fazermos, por exemplo, quando desligamos o celular para não acabar a bateria pois precisamos usá-lo em breve e onde nós estamos não tem carregador, então tem que poupar aquela bateria para usar mais tarde. 

Investir é algo mais para médio ou longo prazo, é quando por exemplo nós fazemos um curso, estudamos para uma certificação, uma nova graduação, isso é um Investimento, por que o objetivo é ter um resultado dessa aplicação no médio/longo prazo.

Entendeu um pouco melhor a diferença dessas 3 palavras?

De acordo com a PNL (Programação Neurolinguística) usar a palavra certa faz toda a diferença na Programação do seu Cérebro e como ele processa e dá valor às coisas. 

Deixa eu esclarecer melhor:

Quando você fala que Guarda um dinheiro, automaticamente seu cérebro não dá tanto valor para aquilo, por que ele entende que esse é um recurso, um dinheiro que você vai usar em breve em alguma emergência, esse é um dinheiro para gastar.

Quando falamos em Poupar, exige um sacrifício, o cérebro entende que você vai reservar algo de valor para um objetivo, uma meta, um sonho que deseja realizar.

Já quando falamos em Investir nos programamos para aplicar esse dinheiro para ter rendimento mais pra frente, o propósito é gerar mais dinheiro a fim de você ter um rendimento desse capital no futuro.

Viu como são coisas completamente diferentes?

Onde Investir?

E o mesmo caminho é para a escolha de onde aplicar esse dinheiro, veja: 

Recomendo você Guardar seu dinheiro em Tesouro Selic, CDB, Fundos DI, algo com pouco risco e muita liquidez que você possa sacar rapidamente se precisar, esse dinheiro é para alguma emergência.

Poupar é diferente, pois depende muito do objetivo e do prazo da sua meta, por exemplo, uma viagem ao exterior em dois anos, isso exige uma reserva de dinheiro na moeda do país que vai visitar, então precisa escolher um fundo que te dê essa possibilidade fazer essa reserva, aí todos os meses você pode poupar um dinheiro ali para um objetivo específico.

Para Investir, o melhor produto vai de acordo com o Perfil e Objetivo da pessoa, você precisa de uma Carteira de Investimentos mais diversificada com o objetivos de rendimento no médio e longo prazo.

Aqui tem um Mar de produtos desde os mais conservadores até os mais arrojados. Se quiser fazer a melhor escolha, consulte um Especialista que com certeza ele terá uma boa sugestão para te fazer. 

Então use as palavras e os produtos certos para cada um dos seus objetivos, entenda o que é guardar, poupar e investir.

Reconhecendo essas diferenças com certeza você terá mais Sucesso.

Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos e familiares.

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *