1° lição – Tenha ousadia

1° lição – Tenha ousadia

Essa história é narrada no Livro dos Reis de Israel e iniciamos essa reflexão no 1° versículo do cap 17  deste livro que diz: 

Um profeta chamado Elias, de Tisbé, na região de Gileade, disse ao rei Acabe: Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.  (1 Rs 17.1)

Elias, cujo nome significa “o Senhor é o meu Deus”, vem de um lugar sem muito prestígio, a cidade de Tisbé na região de Gileade. 

Sem mais nem menos, aparece diante do Rei Acabe pronto para fazer história. Solitário, surge como um uma luz para iluminar toda a escuridão que havia tomado Israel naquele momento. Israel naquela época tinha como “padroeiro” o deus Baal. Eles adoravam ao deus da Rainha Jezabel, Baal, conhecido como o deus da tempestade, da colheita e da fertilidade. Até sacrifícios de crianças faziam em nome dele para conseguir sua graça. 

O Profeta chega diante do Rei daquela terra e diz que não choveria mais conforme ele, o profeta, estava dizendo. Veja, se parasse a chuva toda autoridade e poder que diziam que Baal tinha sobre estes eventos, cairia por terra. 

Algo que me salta aos olhos é a ousadia de Elias que não coloca em Deus a responsabilidade dessa ação. Ele fala em nome de Deus mas chama a responsabilidade para si e diz: Não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que EU DIGA para cair orvalho e chuva de novo.

Outro destaque interessante é a questão do tempo. Elias deixa muito claro que não seria um dia, semana ou um mês, ele diz: os próximos anos, tamanha confiança e seriedade da sua palavra.

Ele foi muito ousado pois sabia dos perigos que corria e mesmo assim não se importou com a sua origem, instrução e muito menos o lugar onde ele tinha nascido. Questões essas que nos preocupamos muito, principalmente em tempos de Recessão, principalmente quando preenchemos um currículo ou pensamos em abrir um novo negócio. 

Já ouvi muitas pessoas dizerem: Mas eu não tenho tantas qualificações… eu não isso, eu não aquilo… Elias não tinha grandes credenciais e nem me parece ser uma pessoa popular em sua época, mas Elias sabia quem ele era, em nome de quem que falava, a quem servia. Ele disse ao Rei: Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo. Ele era um homem ousado pois estava cumprindo a sua missão.

Se você tem um objetivo, um propósito, uma missão, tenha ousadia. Não importa quão grande ou desafiador seja seu objetivo, seja ousado, é Deus que te enviou neste momento de Recessão para fazer a diferença.

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *